Empresa apresenta estratégias em conferência para controlar a poluição no transporte de cargas e passageiros
O transporte sustentável pode até ser um sonho ainda distante. Mas o desejo de garantir menos poluição no meio ambiente ganha cada vez mais importância para a Scania. A fabricante sueca de caminhões e ônibus realizou na última semana a primeira edição do Scania Transport Conference no Brasil. O seminário, que a marca realiza na Europa desde 2011, reuniu no Rio de Janeiro representantes dos setores público e privado, além de autoridades acadêmicas para debaterem as melhores formas de diminuir a emissão de poluentes no transporte de cargas e passageiros. E sugere uma meta de redução de 50% nos índices de CO2 oriundos de ônibus e caminhões até 2020.
A introdução gradativa de alternativas para os combustíveis convencionais é apontada como uma das saídas. Como a substituição de motores a diesel por outros movidos a etanol, biogás ou biodiesel, por exemplo. “Etanol e biogás emitem 70% menos CO2, enquanto o biodiesel reduz essa emissão em 35%”, explica Per Olov Svedlund, presidente da Scania Latin America. Uma outra medida, porém, é capaz de trazer uma diminuição menor, mas bem mais barata e que não depende de avanços tecnológicos, políticas públicas ou mudanças na legislação que a favoreçam.
Com um simples treinamento eficiente nos motoristas, a quantidade de CO2 lançada no planeta nas estradas pode cair mais de 10%. “É um valor muito alto. Em alguns anos, o desenvolvimento técnico do veículo reduziu as emissões em 0,5%. Só instruindo os condutores, podemos atingir bem mais que isso”, acredita Svedlund.
Fonte: Márcio Maio / Auto Press
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